24/01/2022
por Assessoria de Imprensa - Igepp online

Concursos 2022: Orçamento da União sancionado com vagas para o Legislativo



Foi publicada a Lei Orçamentária Anual da União (LOA) de 2022, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24 de janeiro. Em conformidade com o documento, está previsto o preenchimento de mais de 43 mil vagas na esfera federal até dezembro.

No total, são 43.192 vagas, sendo 4.263 referentes à criação e 38.929 para provimento, preenchendo as vacâncias que diversos órgãos federais possuem.

Entre as previsões, destacam-se as oportunidades de criação e provimento de cargos e funções para órgãos que têm concursos bastante aguardados, como o Senado Federal, Câmara Federal e o TCU.

Veja abaixo a distribuição das vagas previstas para o Poder Legislativo:

Poder Legislativo (63)

✅Câmara dos Deputados: 28
✅Senado Federal: 19
✅Tribunal de Contas da União (TCU): 16



1. Concurso Senado Federal

O concurso do Senado Federal foi autorizado em 2019 e quase teve seu edital publicado em setembro de 2020. À época, a pandemia motivou a revogação da Portaria que criava a comissão examinadora para a elaboração do concurso.

Todavia, conforme nota à imprensa da própria Agência de Notícias do Senado Federal, a autorização para a realização do certame não foi revogada. Ao contrário, continuou mantida:

Nota à imprensa:


O Senado Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Portaria do Presidente Nº 5, de 21/8/2020, que revoga a Portaria n° 20, de 2019, publicada no Boletim Administrativo do Senado Federal n° 7052, seção 2, de 7/10/2019, e no Diário Oficial da União n° 194, Seção 2, de 7/10/2019. O referido ato torna sem efeito, tão somente, a comissão examinadora criada para a elaboração do concurso para admissão aos quadros funcionais da Casa e formação de cadastro de reserva. Contudo, não revoga a realização do certame, que continua mantido, conforme estabelece o Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019 (grifo nosso).  


A medida foi tomada pelo Presidente Davi Alcolumbre, devido ao estado de calamidade pública e às incertezas relativas a questões orçamentárias decorrentes da pandemia de Covid-19, assim como à possibilidade de que seja necessária a alocação prioritária de recursos para adoção de medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.


Pesou na decisão, ainda, o fato de existir insegurança sanitária para a realização presencial do exame, uma vez que, pela consequente aglomeração, não há garantias da integridade à saúde dos candidatos e fiscais nos locais de aplicação das provas.


O Senado Federal vai continuar a analisar o atual cenário da pandemia e as disponibilidades orçamentárias que possam restringir as nomeações, de modo a definir o melhor momento para dar continuidade ao processo seletivo.


Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

Fonte: Agência Senado. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/26/concurso-do-senado-sera-adiado-por-conta-da-pandemia. Acesso em 26.08.2020

Sem bem que seja verdade que não é possível afirmar que sairá o concurso ainda esse ano de 2022, no final das contas, a Coordenação Acadêmica do Igepp online assinalou três [3] pontos principais para a tomada de decisão dos alunos/alunas que buscam uma vaga na Casa:


[1] O Senado confirmou a realização do concurso. Caso contrário, teria revogado a autorização de 2019. Mas muito improvável que seja constituída nova comissão de forma rápida para um edital ainda esse ano. O mais sensato é esperar (estudando) para 2022/2023.

[2] Para quem não estava preparado, ou mesmo ainda iniciado os estudos, esse adiamento significa a possibilidade de se preparar com antecedência, com menos estresse, desde que haja foco e constância nos estudos.

[3] Não é recomendável parar ou reduzir muitos os estudos. Refazer o cronograma de estudos e calibrá-lo com mais tempo, sim. Parar, para aqueles que estavam estudando, significará jogar fora a vantagem comparativa construída até hoje. E, para quem vai iniciar, o cenário agora ficou ideal.

Em 2019, quando saiu a autorização, muitos concursandos(as) ficaram ansiosos e não era para menos! Não fosse o contexto da pandemia, o edital teria saído e com pouco tempo para a preparação efetiva para estar competitivo para uma das vagas.

Então, o melhor a fazer é continuar sua preparação com antecedência e não perder a janela do Legislativo Federal que abrirá em muito breve! E depois que ela fecha, o tempo de espera é maior!

2. Câmara dos Deputados

Autorizado desde 2015, a Casa reiteradamente tem mantido a previsão de nomeações nos projetos de Lei Orçamentária Anual e não foi diferente na PLOA 2022, implicando a consequente previsão de vagas para este ano na Lei Orçamentária Anual (2022), sancionada hoje pela Presidência da República.

No caso da Câmara, foram autorizadas vagas para os cargos de Técnico Legislativo [Assistente Administrativo], Analista Legislativo [Administração de Material e Patrimômio] e Analista Legislativo (Informática).

Considerando o tempo desde a autorização, e tendo em vista as vacâncias crescentes de cargos, as mesmas dicas apontadas acima servem para o estudo da Câmara.

Não seria improvável também a realização novamente de concurso para a área de Analista Legislativo (Técnica Legislativa), completando aniversário de 10 anos!

Além disso, a decisão mais acertada é ficar preparado para ambas as oportunidades!

3. Tribunal de Contas da União

Com edital publicado no ano passado, ofertando 20 vagas imediatas para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, há previsão orçamentária para o provimento de 16 vagas ainda em 2022.

A remuneração inicial é de R$ 21.947,82. A prova objetiva está marcada para 13 de março de 2022.

Quem deixou para estudar em cima da hora, deve estar correndo contra o tempo neste exato momento!

Não deixe isso acontecer, e inicie seus estudos para Senado e Câmara o quanto antes!

4. Histórico de aprovações e cursos ofertados

Desde 2009, o IGEPP é líder nacional absoluto em aprovações do Legislativo Federal.

No último Concurso para Analista de Processo Legislativo do Senado Federal, o IGEPP aprovou 442 alunos(as),  sendo que, 6 estavam entre os(as) 10 primeiros(as) colocados(as), e 23 alunos(as) dentro do número de vagas do certame, representando 57% dos aprovados(as)/nomeados(as).

Em 2012, no concurso para Analista Legislativo da Câmara Federal (Especialidade - Técnica Legislativa), 381 alunos(as) do IGEPP foram aprovados. Das 105 vagas do edital, quarenta e quatro (44) foram preenchidas por alunos da instituição, representando quarenta por cento (40%) dos aprovados(as)/nomeados(as). Dentre os(as) 12 primeiros(as) colocados(as), 6 foram alunos(as) do IGEPP.

Em 2014, o IGEPP atuou também no concurso para Consultor da Câmara dos Deputados. Ao final, cento e sessenta (160) alunos(as) com status de aprovados(as). Cinquenta (50) alunos(as) posicionados(as) entre os dez primeiros colocados(as) dentre as diversas áreas. Dois (2) alunos(as) ficaram na primeira posição, nas áreas 2 e 18. Dezesseis (16) alunos(as) ficaram entre as três primeiras colocações dentre as diversas áreas.

Fundamentalmente, você tem dois tipos de projetos online para o Legislativo atualmente. A linha de cursos [1] Igepp Especializado e os [2] Supercursos.

Há o voltado para área de Processo Legislativo e o focado na área de Administração.

4.1 Igepp Especializado

A linha IGEPP ESPECIALIZADO é formada por cursos online altamente focados e voltados para o aprofundamento de conhecimentos de maior complexidade e peso exigidos nas provas!

Conta com 2 anos de acesso mínimo!

Indicado para o concursando(a) com desejo de aprofundar nos conteúdos de conhecimentos específicos/especializados!


4.2 Supercursos online

Trata-se de nossa frente de SUPERCURSOS ONLINE: completos, focados no edital, com garantia de atualização, ciclo de estudos personalizado e amplo prazo de acesso (3 anos).

Indicado para o aluno com necessidade de estudar do zero ao avançado as matérias básicas e específicas.


Em fevereiro de 2022, serão lançados, também, os Supercursos para a Câmara dos Deputados e para Policial Legislativo do Senado Federal.

Até a próxima!

IGEPP ONLINE - Assessoria de Imprensa


Downloads

O que achou desta notícia?


Palavra do Aluno

“Oi! Boa Tarde! Me nome é Olávia Cristina Gomes Bonfim, fui aprovada em 1º lugar para o cargo de consultor legislativo, área Constituição e Justiça, da CLDF. Fiz um curso com vocês no IGEPP online. Gostaria de agradecer pela contribuição na minha aprovação!” 

Aprovada em primeiro lugar para o cargo de Consultor Legislativo, área Constituição e Justiça, do Concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (2018)

Olávia Cristina Gomes Bonfim

Câmara Legislativa do Distrito Federal - Consultora Legislativa

"Percebi que o IGEPP não mede esforços para oferecer um bom ensino. O corpo docente é muito bom! Tive aula com os melhores professores de cada tema, muitos vieram de outros estados. As matérias são bem divididas e temos apoio on-line. Além disso, a parte administrativa do IGEPP é muito boa. Quando o tempo é curto, uma boa organização no curso é fundamental."

Utilizou a Pós para melhor colocação profissional na empresa que trabalha.

Bruno Varjão

"Eu não era servidor público antes de estudar no IGEPP. Depois de dois anos de estudos, tomei posse na Agência Espacial Brasileira, estou aguardando ser chamado para o MPOG e para  Auditor de Controle Interno do Distrito Federal.

Aprovado para a Agência Espacial Brasileira, MPOG e Auditor de Controle Interno do DF.

Rafael Duarte de Paula Silva

"Eu já era servidora pública e com o conteúdo ministrado na Pós em Gestão Pública do IGEPP, consegui outra aprovação: no primeiro concurso para Gestor de São Paulo. Na minha opinião, essa é a melhor instituição do mercado que prepara as carreiras de Gestão."

Aprovada para APPGG/ SP - 2015 (Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo).

Ellen Carolina Bandeira

"Cursar a Pós em Gestão Pública no IGEPP foi uma oportunidade de conhecer melhor a Administração Pública Federal. Com o amplo conhecimento e embasamento teórico conquistados, pude aplicá-los na rotina do órgão público onde trabalho."

Cursou a Pós em Gestão Pública para aplicar os conhecimentos no órgão público que trabalha: Ministério da Justiça. Aguarda sair o edital de Gestor Público Federal. 

José Albuquerque Nogueira

"Estudei no IGEPP, fui aprovada para Analista de Políticas Sociais e fiquei encantada com o nível dos professores e a proximidade da Secretaria Acadêmica com os alunos. Resolvi cursar a Pós em Gestão Pública, que me ajudou tanto em passar em outros concursos públicos, como também na seleção interna do órgão que eu trabalhava. Logo após o fim das aulas, saiu o edital para Analista de Gestão Pública do MPU, consegui aprovação e é o cargo que ocupo hoje."

Aprovada para Analista de Gestão Pública do MPU/ 2013 e para Gestor Público Federal (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG)/ 2013.

Cecília Lamounier

A preparação oferecida pelo IGEPP é de fato diferenciada, sendo de grande relevância para candidatos que estão em estágio mais avançado nos estudos e na experiência em concursos, o que se percebe inclusive pelo nível dos alunos que a escola atrai.

Airton Luciano Aragão Júnior

A INSTITUIÇÃO    |    CURSOS    |    PROFESSORES    |    EVENTOS    |    NOTÍCIAS    |    CONTATO
IGEPP 2022 © | Política de Privacidade